Search
segunda-feira 24 julho 2017
  • :
  • :

Volks Acelera Produção Após Paralisação Forçada E Fim Do Ppe

Intenção da montadora ao acelerar a produção éreabastecer concessionárias (Foto:Divulgação/VW)

Após mais de um mês de paralisação forçada, a Volkswagen vai praticamente dobrar a produção nas fábricas do país nos meses de outubro e novembro. Segundo apurou o G1, a medida deve impactar principalmente as linhas que produzem modelos populares, como Gol e Up!, ambos fabricados em Taubaté, no interior de São Paulo. A decisão ocorre simultâneamente ao fim do Programa Pró-Emprego (PPE), que terminou neste mês na planta no Vale do Paraíba.

De acordo com o presidente da Volkswagen no Brasil, David Powels, a produção deve ser acelerada em todo país de 30 mil veículos por mês, para 50 mil unidades por período.

A expectativa é reabastecer de maneira mais rápida a rede de concessionárias e o mercado de exportação, afetados pela suspensão das atividades a partir do último mês em todo país – o desabastecimento no mercado atingiria principalmente os modelos populares, que têm maior demanda de compradores.

No Vale do Paraíba, de três concessionárias consultadas pelo G1, uma admitiu que o estoque dos carros de entrada da marca zerou e que a espera do cliente chega a 30 dias.ProduçãoA montadora, que tem quatro fábricas no país, mantém sob sigilo os dados de produção por planta, mas segundo o Sindicato dos Metalúrgicos, em Taubaté as linhas produzem 850 carros por dia.

Com a retomada das atividades na planta na última semana, associada ao fim das quatro folgas mensais concedidas pelo Programa de Proteção ao Emprego, que terminou neste mês, serão produzidos pelo menos 3,4 mil carros extras mensalmente – no comparativo com a média de produção antes do início do do plano pró-emprego, que reduziu jornada de trabalho e os salários dos operários. Não está descartada a produção aos sábados.

Sobre o fim do PPE, a Volks foi procurada, mas preferiu não comentar o assunto.

ImpasseA produção na multinacional alemã, que estava parada desde 2 de agosto em Taubaté, sendo em um primeiro momento por antecipação das folgas do PPE e depois por férias coletivas, foi retomada no último dia 15.

A suspensão da produção teve início após um impasse comercial com um fornecedor, responsável por, entre outros itens, bancos para a produção.

A Volks preferiu não dar deu detalhes sobre o ajuste com uma nova cadeia de fornecedores para pôr fim ao problema. A empresa ainda trava uma batalha judicial com esse fornecedor para recuperar maquinário.

LinhasEm Taubaté, a Volks emprega cerca de 4 mil trabalhadores e produz além do Gol e do Up!, também o Voyage.

Em São Bernardo do Campo (SP), a empresa fabrica Gol, Jetta e Saveiro, e retomou as atividades na última terça (20). 

Na unidade em São Carlos (SP), são feitos motores da montadora, e em São José dos Pinhais (PR), a família Fox e o Golf.