Search
quarta-feira 24 maio 2017
  • :
  • :

Veja Os Carros Zero Mais Vendidos Em 2016 Por Estado

O ranking dos carros zero mais vendidos em 2016 em cada estado tem poucas surpresas no topo, mas guarda curiosidades entre os modelos que completam o “pódio”.

saiba mais

Carro mais emplacado no país pelo 2º ano seguido, o Chevrolet Onix mostrou que seu domínio não dependeu de mercados-chave: liderou em 22 dos 26 estados, além do Distrito Federal.

Foi ainda vice-campeão em um estado e conquistou duas terceiras colocações, conforme dados da federação das distribuidoras, a Fenabrave.

O único estado em que o Onix não apareceu entre os top 3 foi Roraima. Lá foi apenas o sexto colocado. Roraima, aliás, tem um ranking diferente dos demais: o estado do Norte é o único onde os 3 veículos mais vendidos foram picapes.

Chevrolet S10, Fiat Strada e Toyota Hilux, nesta ordem, foram os carros mais populares por lá em 2016. O automóvel mais bem colocado foi o Prisma, na 5ª posição.

Veja abaixo mais curiosidades das vendas por estado e o ranking completo, ao fim da reportagem.

 

A única marca a emplacar 2 modelos nos 3 primeiros lugares em algum estado foi a Chevrolet. Na verdade, sempre que o Prisma aparecia no pódio, o Onix estava lá para fazer companhia. No Amazonas e no Rio Grande do Sul, inclusive, eles ocuparam a liderança e a vice-liderança, sempre com o hatch em primeiro e o sedã logo atrás.

 

Em 2015, o Sandero era o líder em sua terra natal, o Paraná. No ano que terminou, o hatch da Renault acabou superado pelo Onix, e terminou na vice-liderança no estado. Pior fez a Fiat, que não colocou nenhum carro entre os 3 mais vendidos em Minas Gerais, de onde saem boa parte dos veiculos da marca à venda no Brasil. O mais bem colocado em MG foi picape Strada, na 5ª posição.

 

Os nomes Gol e Palio não impõem mais o mesmo respeito de antigamente. O Volkswagen, que liderou o mercado brasileiro durante 27 anos, teve como melhor resultado a 3ª posição em 5 estados (Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Norte, Rondônia, Santa Catarina e Tocantins), contra 11 aparições entre os top 3 em 2015.

O Palio, que não esteve entre os 3 mais vendidos em apenas 6 estados em 2015, sofreu uma queda ainda mais brusca. O Fiat só foi o vice-líder no Distrito Federal e ficou em terceiro em Goiás.

 

A presença de veículos japoneses na lista surpreende. São 3 modelos, todos custando pelo menos R$ 80 mil. No total, Honda HR-V e os Toyota Corolla e Hilux apareceram entre os 3 mais vendidos em 10 estados.

A Hilux foi vice-líder no Acre, Pará e Tocantins, mesma colocação do Corolla no Espírito Santo e Piauí. O HR-V foi o terceiro em São Paulo e no Rio de Janeiro, mesma posição ocupada pela Hilux em Roraima e no Mato Grosso, e pelo Corolla na Paraíba.

 

 + DE AUTOESPORTESiga o programa nas redes sociais

Em 2015, 9 veículos diferentes foram líderes em pelo menos um estado brasileiro (Classic, Ka, Sandero, Palio, Saveiro, Gol, Onix, Strada e HB20).

No ano passado, a “turma” dos líderes foi bem menor. Daquele grupo de 2015, apenas os 3 últimos repetiram o feito. A eles, se junta a Chevrolet  S10, a mais vendida em Roraima.