Search
segunda-feira 27 março 2017
  • :
  • :

Uber Anuncia Parceria Com Dona Da Mercedes-benz Para Carro Autônomo

Carro autônomo da Uber atualmente é adaptado de modelos comuns comercializados, como o Volvo XC90(Foto: Eric Risberg/AP)

A Uber anunciou nesta terça-feira (31) um acordo com a Daimler, dona da Mercedes-Benz, envolvendo carros autônomos, que dispensem motoristas. Nos próximos anos, a montadora deverá oferecer veículos totalmente desenvolvidos para esse fim para a frota da empresa de transporte.

 VEÍCULO AUTÔNOMOVeja os que dispensam motorista

Desde setembro passado, a Uber tem carros autônomos que atendem clientes da start-up em em Pittsburgh, no estado da Pensilvânia, e no Arizona.

São carros comuns, iguais aos vendidos em lojas, que a empresa adaptou para rodarem sem motorista.

Como ainda se trata de uma fase de testes e as leis nos EUA não permitem que o carro autônomo circule em vias públicas sozinho, um motorista está sempre a postos para tomar o controle do veículo.

Além dele, um engenheiro da Uber acompanha o trajeto, que ainda é limitado.

Com a Daimler, toda a tecnologia será oferecida pela montadora. “Fabricantes de veículos como a Daimler são essenciais para nossa estratégia porque a Uber não tem experiência na produção de carros, e, de fato, fazer carros é realmente difícil”, disse o presidente-executivo da Uber, Travis Kalanick.

Não foi divulgada a data em que os Mercedes autônomos passarão a ser usados nas ruas por clientes do aplicativo.

A montadora é uma das diversas que estão desenvolvendo esse tipo de veículo; alguns carros-conceito já foram apresentados em salões do automóvel, mas nenhum 100% autônomo foi lançado até agora, nem pela Daimler nem por qualquer empresa.

 + DE AUTOESPORTESiga o programa nas redes sociais

Atualmente, a Uber utiliza modelos Ford Fusion e Volvo XC90, que possuem diversos recursos de assistência ao motorista e, no caso do último, até rodam sozinhos dentro de certos limites.

Mas eles também são equipados com tecnologia de direção autônoma criada pela Uber.