Search
quinta-feira 27 julho 2017
  • :
  • :

Trabalhadores Aprovam Acordo Que Prevê Estabilidade E Pdv Na Volks

Unidade da VW em Taubaté produz o Up! (Foto:Divulgação)

Os trabalhadores da Volkswagen, em Taubaté (SP), aprovaram na tarde desta terça-feira (13) um pacote, que prevê, entre outras medidas, estabilidade até 2022 – condicionada à meta de produção – e também autoriza a abertura de um Programa de Demissão Voluntária (PDV) na unidade.

Segundo o Sindicato dos Metalúrgicos, que representa os trabalhadores, o acordo foi firmado com a empresa e aprovado em uma assembleia com os trabalhadores.

O pacote inclui também a decisão de congelar os salários dos funcionários até agosto 2017 e, apenas conceder a reposição da inflação nos anos seguintes. Para assegurar a estabilidade, a planta tem que ter produção anual superior a 135 mil veículos ao ano.

Apesar da liberação para abertura de PDV, o sindicato afirmou que ainda não foram decididos os moldes para abertura do programa, nem metas. A empresa deve pedir uma reunião para negociar o início do plano.

saiba mais

Também foram acordadas ações de flexibilidade de jornada, adoção de banco de horas, otimização de custos, participação nos lucros e resultados (PLR) e abono.

A unidade em Taubaté produz  os modelos Gol, Voyage e Up! e emprega cerca de 4,5 mil pessoas.

MontadoraPor meio de nota, a Volkswagen  informou que considera que a aprovação do novo acordo coletivo pelos empregados de Taubaté representa um importante resultado para a unidade.

“Garantindo o equilíbrio entre as necessidades do negócio e dos trabalhadores, com elementos que nos permitirão fazer frente aos desafios atuais, por meio de mecanismos de adequação das estruturas de custos e de efetivo da unidade do Vale do Paraíba, além de preparar a fábrica para o futuro”, diz a nota da montadora.