Search
sexta-feira 23 junho 2017
  • :
  • :

Produção De Bicicletas No Polo Industrial De Manaus Cresce 20,1%

Amazonas fechou agosto com alta na produção de bicicletas (Foto: Divulgação)

A produção de bicicletas no Polo Industrial de Manaus (PIM) registrou crescimento de 20,1% em agosto deste ano no comparativo com julho. Ao todo, foram fabricadas 72.272 bicicletas. Os dados foram divulgados pela Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares (Abraciclo), nesta terça-feira (20).

O balanço corresponde à produção de empresas do segmento de bicicletas responsáveis por 11 marcas. Todas elas têm fábricas instaladas no Polo Industrial de Manaus.

saiba mais

“O aumento da produção de agosto reflete uma situação típica do início do segundo semestre, quando são gerados mais negócios em função da proximidade das estações mais quentes do ano – primavera e verão –, que estimulam o uso das bicicletas, além do Dia das Crianças, responsável pela maior demanda de produtos pelas redes de comercialização. Outro fator determinante para a evolução dos negócios é o ingresso do 13º salário na economia, que ocorre neste semestre, aumentando o poder de compra dos consumidores”, afirma José Eduardo Gonçalves, diretor executivo da Abraciclo.

Apesar do aumento mensal de produção, houve também uma retração de 3,7% se comparado agosto deste ano com o mesmo mês de 2015. Entre janeiro e agosto deste ano saíram das linhas de produção das associadas da Abraciclo 387.405 bicicletas, volume 13% abaixo do registrado no mesmo período de 2015, que havia totalizado 445.437 unidades.

Na avaliação da entidade, a retração verificada no acumulado dos oito primeiros meses do ano mostra que o segmento de bicicletas, assim como outros setores, também sofreu os impactos da crise econômica brasileira.

“Todavia, devido à retração de negócios verificada nos meses anteriores deste ano, a entidade mantém a projeção de queda de cerca de 30% na produção nacional total, fechando 2016 em torno de 2,5 milhões de bicicletas”, informou a Abraciclo.No segmento de bicicletas, o Brasil se encontra na quarta posição entre os principais produtores mundiais.