Search
domingo 28 maio 2017
  • :
  • :

Parcelamento Do Ipva 2017 No Ap Deve Ser Pago No Dia 15 De Cada Mês

Em seis cotas, proprietários poderão fazer pagamentos do IPVA até agosto (Foto: Lorena Kubota/G1)

Quem optar por parcelar o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) de 2017 no Amapá deverá efetuar o pagamento no dia 15 de cada mês, iniciando em março, com prazo final para agosto, segundo a Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz). Excepcionalmente em abril e julho os vencimentos serão no dia 17, por causa do fim de semana.

De acordo com o coordenador de arrecadação da Sefaz, Gilson Carlos Rodrigues, o proprietário que pretende quitar o IPVA em cota única tem prazo até 15 de março para fazer isso. A cota única terá desconto de 20% no valor do imposto.

Os boletos para pagamentos são enviados pelos Correios. Caso algum contribuinte não o receba, informou Rodrigues, uma cópia da cobrança pode ser impressa pela internet, nos sites da Sefaz ou do Departamento Estadual de Trânsito (Detran). Ao vencer uma parcela, os juros adicionados serão de 1% por mês e a multa de 0,33% ao dia, até o máximo de 20% sobre o valor total.

Segundo o coordenador de arrecadação, as fiscalizações iniciam em 1º de setembro. Carros flagrados com documentos atrasados poderão ser recolhidos ao pátio do Detran.

AlíquotasA base de cálculos do IPVA é a tabela divulgada pela Fundação Instituto de Pesquisa Econômica (Fipe), que traz o valor médio de mercado dos veículos e define as alíquotas (percentual cobrado com base no preço do carro).

BoletosO boleto para pagamento da cota única com desconto de 20% ou primeira parcela do IPVA será enviado pelos Correios para a casa do contribuinte, informou a Sefaz. Problemas no recebimento da postagem, conforme a secretaria, não desobrigam o proprietário do veículo a pagar dentro do vencimento. O contribuinte tem a opção de emitir o documento pela internet.

Veículos tributáveisSegundo dados da Secretaria da Fazenda, estão dentro da obrigatoriedade do pagamento do IPVA os veículos com vida útil abaixo de dez anos, somando uma frota de 116.139 em todo o estado – dado de 2015. Estão isentos os carros de órgãos públicos, acima de dez anos de vida útil e de propriedade de deficientes físicos.

  •  

saiba mais