Search
sexta-feira 23 junho 2017
  • :
  • :

Nova Falha Em Airbags Afeta O Jeep Compass No Brasil

Jeep Compass 2014 (Foto: Divulgação)

A Fiat Chrysler anunciou nesta quinta-feira (6) um recall do Jeep Compass, ano/modelo 2010, 2012, 2013 e 2014, por causa de uma falha nos airbags dianteiros do motorista e do passageiro, que podem não abrir em caso de colisão. No total, 2.751 unidades da geração anterior do Compass foram afetadas.

 RECALLSaiba como funciona para veículos

CHASSIS ENVOLVIDOSDe 1C4NJCAA5DD177721 a 1C4NJCAA0ED927530

O novo problema em airbags já afetou quase 2 milhões de veículos no exterior e está relacionado a 3 mortes e 5 casos de ferimentos fora do Brasil.

Segundo a FCA, o defeito está em um tipo de sistema de retenção do cinto de segurança e um tipo específico de sensor dianteiro que pode falhar ao detectar a necessidade de tensionar o cinto e abrir o airbag.

A solução ainda não está disponível, por isto, os proprietários serão avisados em uma “segunda fase” da campanha, para agendar a substituição do módulo de controle do airbag e do pré-tensionador.

A fabricante não anunciou nenhuma medida de prevenção. Em caso de dúvida, o proprietário pode entrar em contato com a Jeep por meio do telefone 0800 7037150.

O Compass era importado, mas recentemente ganhou produção nacional em Pernambuco, com direito a lançamento mundial da nova geração no Brasil.

Defeitos em airbagsA descrição da falha no Jeep Compass é muito parecida com a do defeito que levou a General Motors a anunciar um recall de 4,3 milhões de veículos no exterior. Essa falha foi ligada a uma morte e 3 casos de ferimentos.

A Volkswagen também convocou na quarta-feira (5) uma campanha por causa de falha no airbag, que pode não abrir. Esão envolvidos os modelos Up!, Gol, Saveiro e Voyage.

 + DE AUTOESPORTESiga o programa nas redes sociais

Mais da metade dos 3,7 milhões de veículos chamados para recall de janeiro de 2015 a junho deste ano apresentaram problemas no airbag, principalmente por causa dos equipamentos feitos pela japonesa Takata.

TakataEstes casos não se relacionam com os airbags da Takata, fornecedora japonesa que provocou o maior recall da história, envolvendo diversas montadoras.

Nele, os airbags defeituosos, que ficaram conhecidos como “airbags mortais” podem explodir ao abrir, atirando pedaços de metal contra os ocupantes e produzindo ferimentos que podem ser fatais.

O problema com os airbags da Takata é ligado a 13 mortes no exterior e mais de 30 milhões de veículos foram chamados para recall, inclusive no Brasil.

GUIA PRÁTICO: Veja como é feito um airbag