Search
sexta-feira 23 junho 2017
  • :
  • :

Motor Atleta Do Uno 2017 Conta Com Duas Válvulas Por Cilindros

Um motor atleta. Essa é uma das formas que se podem definir os novos motores globais Firefly do Uno 2017, da Fiat. Isso porque ele foi desenvolvido para ser mais simples e objetivo, mas oferecer alta performance sem gasto excessivo de combustível e ainda reduzir as emissões de gases no meio ambiente. E uma das características que fazem isso é o número menor de válvulas por cilindro.

O carro da Fiat está no mercado com versões 1.0 de três cilindros e 1.3 de quatro cilindros, e em ambas o número de válvulas foi reduzido. Anteriormente, os motores contavam com quatro válvulas por cilindro. Na família Firefly esse número caiu pela metade, gerando economia, menor atrito, mais robustez e reduzindo o desperdício.

Localizadas no cabeçote, as válvulas têm uma das principais funções no motor do carro. No Uno 2017 elas foram redesenhadas para que o motor seja mais eficiente. “A diferença de você ter duas válvulas para esse tipo de motor, para essa cilindrada, é que a complexidade é muito menor. Eu tenho um motor pequeno e atleta, ao invés de um motor grande, gorducho, com muita complexidade, que consome energia”, explica o assessor técnico da FCA, Ricardo Dilser.

A metáfora do atleta ajuda a explicar bem o funcionamento do Firefly com duas válvulas por cilindro. Segundo Dilser, um motor mais “gorducho” fará a mesma distância do motor “magrinho” do Uno 2017, mas consumirá mais energia. Essa perda de energia que o carro teria com as quatro válvulas é transformada em ganho no combustível nas novas opções. “Então eu tenho um motor muito mais racional, que economiza combustível, porque ele tá economizando energia”. E essa diferença o cliente sentirá na bomba do posto, ao gastar menos para abastecer.

O Uno 2017 está no mercado brasileiro nas versões Attractive 1.0, Way 1.0, Way 1.3, Way 1.3 Dualogic, Sporting 1.3 e Sporting 1.3 Dualogic. O veículo está equipado com uma série de itens de segurança e economia, como o sistema Start&Stop, que gera uma economia que pode ser de até 20%. No visual externo o carro ganhou mais robustez. O Uno 2017 também vem com direção elétrica com função City de série.