Search
segunda-feira 24 julho 2017
  • :
  • :

Metalúrgicos Da Volvo Entram Em Greve Por Reajuste Salarial

Metalúrgicos da fábrica da Volvo, na CIC, estão em greve há dois dias (Foto: Divulgação / Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba)

Metalúrgicos da Volvo entraram, nesta quarta-feira (5), no segundo dia consecutivo de greve. Eles paralisaram as atividades por reajuste salarial baseado na inflação, de acordo com o Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba. A fábrica da empresa fica na Cidade Industrial de Curitiba (CIC).

Na manhã de quinta (6), os trabalhadores vão se reunir em assembleia. Segundo o sindicato, a proposta mantida pela Volvo é de congelar os salários. A reivindicação dos metalúrgicos é reposição salarial de 100% do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), que é a inflação do período.

Procurada pelo G1, a Volvo ainda não tinha um posicionamento sobre a greve e a reivindicação dos trabalhadores. A empresa ficou de retornar à reportagem para comentar o assunto.

saiba mais

Em votação secreta, 74% dos metalúrgicos da Volvo rejeitaram, na sexta-feira (30), a proposta da empresa, que previa 50% do INPC para a reposição salarial deste ano, ainda conforme o sindicato.

A fábrica da Volvo na CIC emprega cerca de 3.200 trabalhadores – desses, 1.800 são da produção. De acordo com o sindicato, a produção diária antes da paralisação estava em 35 caminhões pesados, 12 caminhões médios e 5 ônibus.

Em maio, os metalúrgicos da Volvo fizeram uma greve de oito dias. A paralisação ocorreu após a empresa anunciar que iria demitir 400 funcionários. Para que os trabalhos retornassem, foi feito um acordo no qual a montadora se comprometeu a manter os empregos até dezembro deste ano.

Centro de distribuiçãoNo Centro de Distribuição da Volvo, em São José dos Pinhais, Região Metropolitana de Curitiba, cerca de 180 trabalhadores também paralisaram as atividades, mas há três dias. O local é o principal distribuidor de peças da Volvo, segundo o sindicato, atendendo a todo o mercado da América Latina.

Quer saber outras notícias do estado? Acesse o G1 Paraná.