Search
sexta-feira 23 junho 2017
  • :
  • :

Mercedes-benz Demite 370 No Abc, Após Adesão Abaixo Da Meta Em Pdv

Funcionários protestaram contra possíveis demissões na Mercedes-Benz em agosto (Foto: Adonis Guerra/SMABC/Divulgação)

A Mercedes-Benz confirmou na quarta-feira (7) a demissão de 370 funcionários da planta de São Bernardo do Campo, no ABC paulista, mesmo depois de 1.047 adesões a um plano de demissão voluntária (PDV).

 + DE AUTOESPORTESiga o programa nas redes sociais

Na terça-feira (6), o Sindicato dos Metalúrgicos do ABC havia informado que “cerca de 500 trabalhadores” foram demitidos “por telegrama”, nos últimos dias.

De acordo com a Mercedes-Benz, os desligamentos ocorreram porque a meta de reduzir a força de trabalho em pelo menos 1.400 pessoas não foi atingida por meio do PDV. A montadora ofereceu R$ 100 mil a cada funcionário que aderisse.

“A empresa confirma o encerramento do contrato de trabalho de cerca de 370 colaboradores que estavam em licença remunerada desde fevereiro deste ano por falta de atividade de trabalho”, informou em nota.

As demissões não violariam o acordo de estabilidade feito com o sindicato local em agosto, já que a manutenção dos empregos estava condicionada à meta de redução de 1.400 funcionários no PDV.

A Mercedes-Benz alegava um excedente de 2,5 mil trabalhadores na fábrica. No acordo, a empresa se comprometeu a gerenciar o excedente de 1,1 mil funcionários por meio de ferramentas como o lay-off e o Plano de Proteção ao Emprego (PPE).

Outros 300 empregados, que estavam em licença remunerada, serão chamados de volta ao trabalho, em razão de adesão interna ao PDV, afirmou a fabricante. No começo do ano, outros 638 funcionários já haviam deixado a empresa volountariamente.

CriseA unidade é responsável pela produção de caminhões, chassis de ônibus, cabinas e agregados, como motores, câmbios e eixos.

No acumulado entre janeiro e agosto deste ano, a venda de caminhões e ônibus caiu 30% na comparação com o mesmo período do ano passado. Foram emplacadas 44.825 unidades, ante 64.762 nos primeiros 8 meses do ano passado.