Search
sexta-feira 23 junho 2017
  • :
  • :

Jeep E Chrysler Iniciam Consertos No Brasil Por Falha Ligada A Morte De Ator

Jeep Grand Cherokee 2014 (Foto: Divulgação)

A Fiat Chrysler (FCA) anunciou nesta quarta-feira (31) o início dos atendimentos de um recall anunciado em maio para o Jeep Grand Cherokee, modelos 2014 e 2015, e o Chrysler 300, modelos 2012 e 2014.

A falha é a mesma que pode ter provocado a morte do ator Anton Yelchin, de “Star Trek”, que morreu esmagado pelo próprio carro em junho deste ano, aos 27 anos.

 + DE AUTOESPORTESiga o programa nas redes sociais

CHASSIS ENVOLVIDOS (não sequênciais):de 2C3CCAEG9CH114454 a 1C4RJFBM7FC918486

De acordo com o comunicado, a atualização do software é necessária para impedir que os motoristas saiam do veículo sem posicionar o câmbio na posição “P” (Park). Os mecanismos existentes foram considerados “insuficientes”.

Caso o condutor não coloque o câmbio no “P” e não acione o freio de estacionamento enquanto o motor estiver ligado, o veículo pode movimentar-se, com risco de acidente, danos físicos e materiais.

No total, 5.525 proprietários estão convocados no Brasil. As versões com motor a gasolina já podem agendar o reparo gratuito a partir desta quarta-feira (31), por meio dos telefones 0800 7037150 (Jeep) e 0800 7037140 (Chrysler).

Os donos de veículos afetados com motor a diesel precisarão esperar até 15 de setembro para fazer o agendamento. O conserto deve levar aproximadamente 3 horas, informou a fabricante.

Enquanto o software não é atualizado, a FCA pede para que os condutores sigam as regras previstas no manual para sempre posicionar o câmbio na função “P”, acione o freio de estacionamento e desligue o motor.

Morte nos EUA

O ator Anton Yelchin na franquia ‘Star Trek’ (Foto: Divulgação)

Yelchin morreu em 19 de junho, ao ser esmagado contra uma pilastra da caixa de correios feita de tijolos da sua casa em Los Angeles. Seu carro havia recuado na entrada íngreme da garagem.

 RECALLSaiba como funciona para veículos

O recall dos modelos foi convocado em abril nos EUA, após relatos de 117 colisões e 28 lesões ligadas ao problema na caixa de câmbio.

A família do ator entrou com processo contra a FCA. O grupo reiterou suas condolências pela “trágica perda”, mas diz que é “prematuro” especular sobre a causa da morte.

Importância do recallNão existe recall por defeito que não seja sério. Segundo o Código de Defesa do Consumidor, o chamado deve ser feito quando houver um defeito de fabricação que coloque em risco a vida do usuário.

Uma vez anunciado o recall, não existe limite de data para fazê-lo. O que pode ocorrer é a montadora determinar uma data de início do atendimento, e não uma para o fim.

Qualquer problema como demora no agendamento, lentidão no reparo e mau atendimento deve ser denunciado no Procon local. Os consertos devem ser totalmente gratuitos.

Um levantamento feito pelo G1 mostrou que mais da metade dos 2,82 milhões de veículos envolvidos em recall no ano passado não atenderam ao chamado até março de 2016.