Search
quinta-feira 22 junho 2017
  • :
  • :

Honda E Yamaha Deixam Rivalidade De Lado E Anunciam Parceria

Honda poderá fabricar scooters para a Yamaha a partir de 2018. Na foto, os modelos de 50cc Honda Giorno (esq.) e a Yamaha Vino (dir.) (Foto: Divulgação)

As japonesas Honda e Yamaha surpreenderam o setor de motocicletas nesta quarta-feira (5) ao anunciar que estão conversando com objetivo de concretizar uma parceria para fabricação de scooters no Japão, deixando de lado uma rivalidade de décadas.

 + DE AUTOESPORTESiga o programa nas redes sociais

De acordo com um comunicado, a Honda deve produzir scooters de 50 cc para a Yamaha a partir de 2018.

Os modelos terão como base uma plataforma da Honda (TACT e Giorno), mas serão vendidos coma marca Yamaha (Jog e Vino) no Japão.

As duas empresas também desenvolverão juntas uma nova geração de “cinquentinhas” para o mercado japonês e se unirão para popularizar versões elétricas de motocicletas, colaborando em definições de autonomia, recarga, performance e custos.

Em nota, as empresas afirmaram que a aliança se tornou necessária no segmento, que perdeu mercado para outras formas de transporte de curta distância no Japão, como bicicletas e “skates” com assistência elétrica.

“As fabricantes de motocicletas estão enfrentando diversos desafios, que incluem atender aos requisitos de segurança e redução de emissões, que serão cada vez mais rigorosos nos próximos anos.”

As duas empresas afirmaram que a parceria é restrita ao Japão.