Search
sexta-feira 23 junho 2017
  • :
  • :

Ford Prorroga Plano Pró-emprego Para 1,5 Mil Funcionários Em Taubaté

Ford terá extensão do Programa de Proteção aoEmprego (Foto: Reprodução/TV Vanguarda)

A Ford prorrogou o Programa de Proteção ao Emprego (PPE) para 1,5 mil funcionários na fábrica de Taubaté até o fim de fevereiro de 2017. A medida terminaria nesta quarta-feira (31) e a prorrogação é uma tentativa de adequação à demanda do mercado, segundo o sindicato.

O PPE na fábrica de Taubaté da Ford começou a valer na unidade no dia 1º de março e tinha validade de seis meses. Pela medida, os funcionários tiveram redução de 20% da jornada e 10% dos salários. No rendimento mensal, o governo cede contrapartida de 10% por meio do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT) – com isso, os funcionários receberam 90% do salário no período.

Segundo o Sindicato dos Metalúrgicos, os termos permanecem os mesmos para a prorrogação, atingindo inclusive o mesmo número de funcionários da planta. A medida começa a valer a partir do dia 1° de setembro e vai até o dia 28 de fevereiro de 2017. O pacote foi aprovado em julho, antes do fim do prazo do primeiro pacote do programa de proteção.O G1 procurou a Ford, mas a empresa não se posicionou oficialmente até a publicação desta reportagem.

VolksNa unidade da Volkswagen de Taubaté três mil trabalhadores estão em férias coletivas por causa da falta de peças na unidade. Após várias paralisações, a empresa aplicou a suspensão do trabalho por 30 dias.

Além da medida, a Volks é uma das empresas da região que também prorrogou o Programa de Proteção ao Emprego (PPE). A medida, aplicada desde novembro de 2015, foi ampliada até outubro deste ano.

saiba mais