Search
quarta-feira 24 maio 2017
  • :
  • :

Ao Estilo Trump, Le Pen Quer Repatriação De Montadoras Francesas

Citroën Cactus M, a versão conversível do C4 Cactus (Foto: Odd Andersen/AFP)

A candidata presidencial francesa de extrema-direita, Marine Le Pen, disse que buscaria levar de volta ao país a produção de automóveis e outros bens industriais, da mesma forma que o presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, espera fazer nos EUA.

 + DE AUTOESPORTESiga o programa nas redes sociais

Trump tem ameaçado aplicar tarifas de importação sobre carros produzidos no exterior, dizendo que a prática custa empregos nos EUA.

O republicano elogiou a decisão da Ford na semana passada de abandonar planos para construir uma fábrica no México, assim como a confirmação de planos da Fiat Chrysler de criar 2.000 novos postos de trabalho em suas unidades nos EUA.

Questionada se gostaria de ver a mesma coisa acontecer com as montadoras francesas Renault e PSA PeugeotCitroën, a líder da Frente Nacional disse: “Ele (Trump) está adotando medidas que eu tenho exigido há anos”.

Falando ao canal francês France 2 Television, ela descreveu a política como “patriotismo econômico e protecionismo inteligente”.

“Eu não me importo em explicar a companhias francesas que elas não podem escapar de impostos que deveriam pagar na França, elas não podem produzir no exterior sem sofrer as consequências… uma escolha precisa ser feita, uma escolha de patriotismo.”

saiba mais

Tanto a Renault quanto a Peugeot possuem atividades de manufatura significantes na Espanha e no leste europeu.

Outros candidatos presidenciais franceses elogiaram a atitude de Trump sobre a Ford, incluindo o socialista Arnaud Montebourg e o independente Jean-Luc Melenchon.